EQUITAÇÃO COM FINS TERAPÊUTICOS
O cavalo a passo produz cerca de 60 a 75 movimentos tridimensionais por minuto, equivalentes aos da marcha humana neurofisiologicamente normal, a fisionomia do seu dorso proporciona um correto posicionamento sentado e proporciona ao Sistema Nervoso Central um grande aporte de estímulos sensoriais.
Juntamente com o ambiente onde esta atividade se desenvolve, tornam o cavalo num agente facilitador, capaz de:
- Alterar a resposta do Sistema Nervoso Central, facilitando padrões de postura e movimento mais normalizantes;
- Promover vivências fundamentais para o desenvolvimento de competências Motoras, Cognitivas, Comunicativas e Psicossociais.
Hipoterapia
Os objetivos são neuromotores, específicos e prioritários no processo de reabilitação do indivíduo. É uma abordagem de orientação clínica, conduzida por profissionais de saúde com o apoio do Treinador de Equitação e de cavalos treinados para o efeito. O objetivo é retirar contributos de reabilitação através do movimento do cavalo e não o ensino de equitação.
Equitação Terapêutica
Os objetivos são psicomotores, mais direcionados para necessidades específicas na área educacional, psicológica ou cognitiva.
Podem ser contemplados progressos no ensino de equitação.
O técnico responsável é o Terapeuta ou o Treinador de Equitação em estreita parceria com todos os intervenientes no processo de reabilitação (educadores, psicólogos e terapeutas) no sentido da definição de objetivos terapêuticos.
Equitação Adaptada
Objetivos desportivos, de competição ou lazer;
O Treinador de Equitação e o Cavaleiro trabalham para desenvolver competências equestres;
Promoção da performance equestre ou competição, melhorar a auto-estima e o espírito competitivo.